¿Está su empresa preparada para enfrentar emergencias? (En portugués)

É fato comprovado que empresas que não possuem um plano de emergência erecuperação de desastres estão mais sujeitas a enfrentar grandes riscos, perdasfinanceiras, operacionais e de imagem, caso sejam alvo de desastres naturais eambientais e atos criminosos praticados pelo Homem, tais como sabotagens, atosde terrorismo, crimes cibernéticos, vazamento de informações confidenciais,etc.
Mas não basta simplesmente dizer: minha empresa possui um plano de emergência!Para que este seja eficiente e capaz de funcionar numa situação de crise, deveestar escrito em linguagem compreensível a todos na empresa e deve seratualizado e testado periodicamente. Isso envolve, ainda, a correta capacitaçãodos empregados e, principalmente, a participação efetiva da alta administraçãoda empresa.

Por que ter um Plano de Emergências?

Numa economia globalizada como a que estamos vivendo, cada vez mais ficaevidente o compromisso que as empresas assumem com sua clientela, seusempregados, acionistas, fornecedores e com o meio social em que atuam. Éindiscutível essa interdependência e as empresas sabem que uma crise maladministrada pode afetar perigosamente um grande número de pessoas que, diretaou indiretamente, estão ligadas ao negócio.
Por paradoxal que possa parecer, contudo, a maioria das empresas não dá aimportância devida aos assuntos de segurança, por não perceberem que asegurança deixou de ser apenas um centro de custo dentro das organizações paratransformar-se num elemento fundamental na prevenção de perdas e na capacidadede obtenção de resultados.
O modelo empresarial de hoje está focado – e assim permanecerá por muito tempo- na redução de custos, controle de qualidade e atendimento ao cliente. Cabe àsegurança, por isso, adaptar-se a esse modelo e fazer com que as empresas seconvençam de que emergências realmente ocorrem, nem sempre são previsíveis epodem se converter em grandes desastres e causar prejuízos irreversíveis, casonão sejam bem administradas. Ai está a importância de um bom Plano de Emergências.

O desenvolvimento de um Plano de Emergências

O desenvolvimento de um eficiente Plano de Emergências não pode prescindirjamais do apoio e participação da alta administração da empresa. Por se tratarde algo que envolve a rentabilidade e a imagem da empresa, além da destinaçãode fundos e a autoridade para operacionalização, é óbvia essa importância.
Realmente, não é um trabalho fácil, posto que uma vez garantido o apoiogerencial, muitos passos devem ser dados até a elaboração e implantação do Plano.Há que se organizar uma equipe competente e dedicada a seu desenvolvimento, queinclui sua preparação e estrutura, análise de riscos e ameaças, definição daspolíticas e estratégias, elaboração dos procedimentos de emergência, designaçãode tarefas e responsabilidades e programas de manutenção e prática.
Todos esses passos estão contidos nas 4 fases de um Plano de Emergências eRecuperação de Desastres: fase de planejamento, fase administrativa, fase deativação e programa de manutenção (figura 1).

A fase de planejamento

Esta fase compreende: a preparação da estrutura e a análise e desenvolvimento.A preparação da estrutura consiste no convencimento da empresa da realnecessidade do plano, no apoio e participação gerencial e na definição de uma políticaempresarial sobre emergências. Essa política deve ser estabelecida pela altaadministração da empresa, determinando a abrangência e obrigatoriedade do planoem todas as suas unidades operacionais e deve estabelecer os procedimentos paracontrole do fluxo de informações em situações de emergência ou desastres.
É importante lembrar que a rapidez no processo de recuperação e retorno ànormalidade após uma crise serão os critérios utilizados pelos clientes,empregados e acionistas para determinar o sucesso do plano de emergências.
A seguir, vem a etapa da análise de riscos, de extrema importância pois éatravés dela que se determina o impacto dos mesmos nas funções críticas daempresa, desenvolvem-se as respostas de emergência e as estratégias de recuperação.É aqui que são inventariados os bens e valores, identificadas as ameaças evulnerabilidades, avaliadas as medidas preventivas e feita a análise de custo Xbeneficio.

A fase administrativa

Nesta fase estabelecem-se as políticas para a administração das emergências epara a continuidade gerencial. São definidas as linhas de comando ememergências e desastres, designadas as tarefas de cada grupo e os procedimentosadministrativos decorrentes.
Estabelece-se, ainda, o alcance do plano e as 4 etapas que compõem aadministração das emergências: resposta de emergência, reassunção, recuperaçãoe restauração.
Conforme o caso, adota-se um centro para a administração de emergências ecomunicações e fixam-se as tarefas, responsabilidades, assunções e limitaçõesde cada indivíduo ou grupo nesse processo. É aqui que se definem as regrasrelativas a recursos humanos, relações públicas, atendimento ao cliente edemais sistemas organizacionais que deverão funcionar em momentos de crise, como objetivo de dar a resposta mais eficiente à emergência.

A fase de ativação

Como o objetivo de um plano de emergências é ajudar a empresa a preparar-separa enfrentar uma emergência, permitindo uma resposta imediata e uma rápidarecuperação, é fundamental que, nesta fase, sejam estabelecidas as equipes detrabalho, sua organização e formas de interação. É neste momento que se decideonde e quando serão ativadas as medidas emergenciais previstas no plano.Diversas equipes deverão ser compostas, nomeados os seus coordenadores e teremsuas tarefas e responsabilidades perfeitamente ajustadas, para dar uma imediataresposta às emergências. Equipes de instalações, de segurança, de seguros, decomunicações, de finanças, de pessoal, de tecnologia, etc. têm seu papeldefinido e deverão trabalhar juntas para que a o retorno às atividades normaisaconteça no menor prazo possível.

O Programa de Manutenção

De nada vale um plano de emergências se não forem feitas, periodicamente, asatualizações e os exercícios práticos para sua execução. Mesmo por que, não seadmite empregar tanto esforço, recursos e dinheiro num plano e não testá-lo eadequá-lo para que funcione bem.
A revisão do plano traz tranqüilidade e confiança, desde que este seja posto emteste de tempos em tempos e se verifique a logística, as técnicas e asestratégias desenvolvidas. A prática, ainda, avalia a liderança doscoordenadores junto a seus grupos e sua interação com o próprio plano.

O desenvolvimento de um Plano de Emergências é trabalhoso, mas compensador. Epode, quando menos se espera, ser a “tábua de salvação”para muitas empresas. Vale a pena experimentar!

Dados estatísticos

 50% dos ganhos de uma empresa são impactados imediatamente após aocorrência de um desastre.
 o impacto sobre os outros 50% dependerá da rapidez no inicio doprocesso de recuperação.
 mais de 50% das empresas que não retomaram suas atividades normaisem 10 dias depois da ocorrência de uma emergência, nunca se recuperaramfinanceiramente.
 22% das emergências em sistemas de informática são decorrentes defalhas de energia elétrica, natural ou provocada.


Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *