Medidas antiterrorismo (En portugués)

Em 06 deOutubro deste ano, o navio super-tanque francês Limburg foi atacado por umaembarcação terrorista dirigida por controle remoto repleta de explosivos quedeixou 2 mortos e 17 feridos, além de um incêndio que demorou dias para sercontrolado.

Em 03 denovembro, um domingo, a bomba queprovocou a explosão do carro em que morreram Salim Sinan al-Harithi e maiscinco de seus companheiros, na área da província de Marib a 150 quilometros aoleste de Saana no Iêmen, foi lançada por um avião guiado remotamente, conhecidocomo Predador.

Salim Sinamera um dos guarda-costas de Osama Bin Laden e, acredita-se, ter sido uma daspeças principais no planejamento do atentado de Outubro 2000 ao navio de guerraUSS Cole no porto de Aden, que matou 17 marinheiros norte-americanos e ferindo outros39.

Estaescalada na agressividade norte-americana contra o terrorismo terá acontra-partida, com possíveis atentados a alvos ocidentais por parte daAl-Qaeda e seus associados.

Apreparação da guerra contra o Iraque continua em ritmo acelerado e envolvendocontingentes maciços de 250.000 homens sem contar com os equipamentos earmamentos envolvidos. Espera-se que uma rápida tomada do Iraque – previsão de45 dias – possa derrubar seu presidente e estabelecer no país uma democraciaocidental, porém, sabemos todos que o papel tudo aceita e que a realidade éalgo surpreendente.

Por isso,quando as nossas fontes nos revelam de que nada de novo acontece neste “paísabençoado por Deus e bonito por natureza“ como diz a velha música, seriainteressante lembrar-se dos fatos acima e meditar sobre seu significado.

Vou repetiro que disse em diversos artigos: segundo Lênin “o objetivo do terrorismo ésemear o terror”. As empresas multinacionais são um alvo potencial em qualquerparte do mundo e o Brasil se inclui nesse item. Talvez não haja informes ouinformações de atividades terroristas aqui, mas se considerarmos que fazemos fronteiracom outros dez países além de nossa extensa costa marítima, temos queconsiderar que potencialmente poderíamos ter alguma atividade terrorista . Osimples fato de que nada aconteceu não significa que não acontecerá.

Adotaralgumas medidas de baixo custo ou custo-zero pode dificultar e minimizarefeitos de ações terroristas :

. estar atentoaos eventos ocorridos no mundo e as ameaças potenciais;

. assegurarque todos os funcionários recebam periodicamente análises condensadas sobre o momentume, principalmente, quando houver alteração no nível dos riscos;

. divulgaros endereços e telefones dos hospitais mais próximos bem como das delegacias epostos policiais da região;

.desenvolver programas de treinamento de primeiros-socorros e combate aincêndios;

. levar asério quaisquer telefonemas de ameaças em geral e, especificamente, os de bombas;

. analisaros procedimentos de resposta a situações emergenciais e adaptá-los as condiçõesatuais. Muitos planos de contingências estão desatualizados e na maioria dasvezes, complexos demais e portanto, de difícil execução quando chegada a hora;

. apósreavaliar e atualizar os planos de contingências efetuar treinamentos práticos,envolvendo a brigada de incêndio, primeiros-socorros, abandono de área,esquadrão anti-bomba;

. reavaliara segurança patrimonial existente; mudar aleatoriamente rondas e escalas;

. reduziros pontos de acesso; aumentar os controles de entrada e saída de veículos epessoas;

. reforçara necessidade de acompanhamento de visitantes e do uso do crachá em localvisível ;

. revalidara relação de todos os prestadores de serviços e de suas entradas na empresaapós horário comercial;

.atençãoespecial aos veículos estacionados nos arredores da empresa: solicite ajudapolicial sempre que houver dúvidas quanto a situação.

Lembrem-se:a atenção de hoje é fundamental para a sobrevivência de amanhã!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *